Jornal de Umbanda Sagrada


O Jornal de Umbanda Sagrada - JUS

Não tem fins lucrativos e Não vende anúncios.

Caso queira receber os textos do JUS por e-mail cadastre-se na newsletter no site:

www.colegiopenabranca.com.br

Neste site, www.colegiopenabranca.com.br, também é possível visualizar todas as edições do JUS em PDF.

Que Oxalá nos abençoe, Alexandre Cumino e Marina Cumino.



Para melhor vizualização clique nos textos








terça-feira, 23 de novembro de 2010

Oferendas, Meio Ambiente e EOferendas, Meio Ambiente e E

Por Debora Izzo
Ao sair de casa as 08h30min deparei com mais uma oferenda na esquina de casa, com alguidares, farofas, pingas, miúdos, velas, panos e fitas e algumas coisas que não decifrei.
Moro ao lado de uma encruzilhada, esse tipo de oferenda é comum,  tudo espalhado atrapalhando a passagem dos pedestres, um cheiro horrível, objetos que vão emporcalhar as ruas, fiquei muito indignada, mas qual a alternativa para quem quer fazer as suas oferendas? Como lidar com a religião e a sociedade visto que nem todo mundo tem condições de ir até os locais apropriados, como o Vale dos Orixás ou no ponto de força na natureza?
E a questão de uma oferenda que não irá poluir o meio ambiente? Contraditório ser de uma religião que é tão ligada à natureza, ter oferendas que degradam a sua fonte.
Será que o nosso problema é mais forte e importante que o respeito ao próximo e a natureza? Será que os Orixás e seus Guias não vão te ajudar, se você tiver uma atitude honesta e amorosa em não deixar os itens que poluem e que atrapalham a passagem das pessoas?  Será que a magia da oferenda não vai funcionar se você recolher tudo gentilmente após as orações e alguns minutos?
Nesta semana da Umbanda gostaria de propor uma reflexão de como podemos continuar com oferendas de uma forma limpa e respeitosa à outros indivíduos e a natureza. Já fiz sim oferenda igual a que fiquei indignada, mas graças ao estudo aprendi que tudo isso pode ser diferente. 
Que o nosso exemplo seja esclarecedor, e que o estudo seja sempre a base das nossas ações.
Debora Izzo
Que a paz de Oxalá e o amor de Oxum nos guie.

Nenhum comentário: